Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira
08:00 às 12:00 e
13:00 às 18:00

Dores de Cabeça e sua relação com a Odontologia:   Tratamento das dores OroFaciais e Disfunção da ATM

Parte 2 ( Bruxismo e Apertamento)

Dores de cabeça e sua relação com a odontologia 2

Nesta segunda parte do artigo abordaremos os hábitos para-funcionais como a Apertamento Dentário e o Bruxismo, além de problemas articulares como os estalidos.

A principal característica das disfunções da ATM é a dor,  sendo essa a reclamação mais frequente dos pacientes. A dor tem uma função inicial de proteção, já que induz o indivíduo a remover imediatamente o agente agressor e a procurar tratamento. Entretanto, a própria dor é uma fonte direta de estresse e tensão, acabando por agravar o quadro clínico.

O bruxismo é uma desordem funcional  que se caracteriza pelo ranger dos dentes durante o dia ou, mais comumente durante o sono. Este hábito quase sempre é uma fonte geradora de dores faciais intensas. As causas ainda não são completamente esclarecidas. As possíveis razões físicas ou psicológicas para este distúrbio podem incluir:

  • Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração, tensão.
  • Alinhamento anormal dos dentes.
  • Problemas na qualidade do sono.
  • Refluxo.
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos.

Dentre os principais fatores de risco, estão  o estresse, idade (mais comum em crianças), tipos de personalidade mais agitadas, além de substâncias estimulantes ( álcool, cafeína, cigarro, refrigerantes, excesso de açucares).

Os principais sinais e sintomas incluem desgastes dentais e dor. O tratamento do bruxismo inclui como principais objetivos eliminar a dor, proteger os dentes, além de reduzir o hábito.

Uma placa pode ser de grande valia, além de  rígido controle alimentar, necessidade de atividades físicas regulares, exercícios respiratórios, dar atenção especial à qualidade do sono e à qualidade de  vida de um modo geral.

O apertamento dentário é o ato de acionar os músculos, principalmente o masseter, sem fricção, entretanto, tão ou mais grave do que o bruxismo, pois não havendo desgaste dentário oclusal, mas apenas cervical, pode levar mais tempo para ser descoberto.

Por último, abordaremos os estalidos articulares. Normalmente, quando abrimos a boca e ocorre um ruído na articulação (estalido), isto se deve a um deslocamento anterior do disco articular (menisco). Isto ocorre principalmente por problemas oclusais associados a hiperatividade muscular, além de frouxidão de alguns ligamentos articulares. Trata-se de um quadro bastante sério, que também requer a intervenção imediata de um Especialista em Dores Faciais e problemas de ATM, que atuará em vários níveis para controlar este problema. Somente em casos mais graves, e como último recurso, recorremos a intervenções cirúrgicas na ATM.

2018-05-24T20:37:29+00:00

Leave A Comment

About Our Practice

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.

1
×
Olá!!
Você está precisando de ajuda?