Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira
08:00 às 12:00 e
13:00 às 18:00

Novas Tendências em Ortodontia: Aparelhos Estéticos e Autoligados Parte 1

Novas tendências em ortodontia

A Ortodontia Contemporânea tem se utilizado do desenvolvimento de novas técnicas e o aperfeiçoamento dos aparelhos ortodônticos, dispondo de recursos que permitem obter excelentes resultados, com menor desconforto, maior estética, em um tempo menor de tratamento. Com o avanço tecnológico mundial e o desenvolvimento de novos materiais, as principais Companhias Ortodônticas tem investido cada vez mais no desenvolvimento de novas peças , os “brackets estéticos”, que hoje  podem ser fabricados com qualidade em materiais de porcelana e de safira. Além disso, são menores e programados, permitindo ao profissional trabalhar sem dobras, aumentando a eficiência do atendimento. A única desvantagem parece ser um maior atrito entre a porcelana e o fio ortodôntico em etapas de deslizamento e fechamento de espaços, embora algumas marcas já procurem minimizar este efeito utilizando canaletas de aço embutidas dentro do corpo da peça cerâmica. As opções de resina e de policarbonato não tem se demonstrado confiáveis, principalmente quanto à sua resistência.

Esta opção de tratamento tem se demonstrado uma excelente alternativa estética para evitar a tradicional aparência metálica, garantindo uma maior discrição na fase ativa do tratamento. Estes novos materiais, sejam de porcelana ou de safira, combinam extremamente bem com diversos tons de esmalte, tornando-os muito mais discretos que as peças de aço inoxidável. Os brackets de porcelana são produzidos a partir de uma cerâmica policristalina, enquanto os de safira são feitos de uma cerâmica monocristalina tratada termicamente, com excelente acabamento, deixando a peça com um aspecto incolor, deixando o  sistema praticamente imperceptível.

Dentre as principais marcas comerciais, em porcelana destacam-se o aparelho Clarity e Transcend da 3M Unitek, além de opções excelentes da Ormco e GAC. Quanto ao uso das peças em Safira, destacam-se o modelo Inspire Ice (Ormco) e  o Radiance (American Orthodontics).

Atualmente, nos Estados Unidos, além das peças estéticas, uma nova tendência tem se difundido rapidamente. Trata-se dos Aparelhos Autoligados (Self-ligating). Estes aparelhos são providos de um fecho metálico na parte externa da peça, que se abre e fecha com facilidade, permitindo que o fio ortodôntico seja fixado no aparelho sem a necessidade da amarração com ligaduras metálicas e elásticas, as chamadas “borrachinhas”. Trata-se na verdade, de um bracket com tampa, oferecendo várias vantagens em relação aos aparelhos tradicionais, destacando-se a não necessidade de amarração do fio, gerando consultas mais rápidas, maior facilidade de higienização, havendo grande redução do atrito durante a mecânica, podendo levar a tratamentos mais rápidos e eficientes. Dentre as principais opções do mercado, destacam-se o Aparelho Damon 3 (Ormco), Smart clip e Clarity SL (3M) e Inovation (GAC).

Desta forma, tanto os aparelhos estéticos quanto os autoligados tem conquistado rapidamente espaço na Ortodontia mundial, representando um grande avanço tecnológico, que podem propiciar e estimular novos pacientes a se submeterem a tratamentos com maior eficiência e com maior discrição.

2018-05-24T20:37:42+00:00

Leave A Comment

About Our Practice

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.

1
×
Olá!!
Você está precisando de ajuda?