Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira
08:00 às 12:00 e
13:00 às 18:00

O que é um canal? E quando ele é recomendado?

 

O canal é um dos tratamentos dentários mais comuns. Entretanto, ele gera uma série de dúvidas por parte dos pacientes, que nem sempre são esclarecidas pelo dentista com prontidão.

Se você ainda não sabe o que é e como é feito o canal dentário, está na hora de entender com mais propriedade sobre o tratamento. Assim, você pode conhecer mais sobre o método antes mesmo de ingressar no consultório.

O que é o tratamento de canal?

Um canal é como uma passagem que se encontra na raiz do dente, que precisa estar fechado para que não entrem bactérias no local. Quando ele está contaminado, o médico precisa fazer a abertura do canal, para vedar posteriormente.

Por conta dessas características do canal, o tratamento só é indicado quando há inflamação ou comprometimento na raiz dental. O problema pode até começar no dente em si, mas precisa caminhar à raiz para que o procedimento completo no canal seja recomendado.

E o que ocorre durante esse processo? Em termos simples, o dentista deve fazer a retirada da polpa. Esse é o nome de um tecido que se encontra na parte interna de qualquer um dos dentes, e está em contato com o canal. Essa é a via de uma inflamação, que costuma gerar muita dor.

Geralmente, o tratamento é tido como algo assustador para a maioria dos pacientes. Na realidade, vai depender das condições do dente e da raiz, assim como do tipo de inflamação no canal.

Como saber se você precisa refazer o canal?

Está em dúvidas? Não sabe se você precisa de um tratamento de canal? Antes de visitar o dentista, fique atento aos fatores que denotam essa necessidade.

Dores persistentes

Dores persistentes normalmente são associadas com cáries, mas podem ser problemas na raiz do dente. Na maioria das vezes, a dor sentida por quem precisa de um tratamento de canal é persistente e muito forte.

O paciente chega ao consultório reclamando de desconfortos que não se resolvem com analgésicos. Isso ocorre, pois o problema não está mais na superfície do dente, e sim no canal

Inchaço na região do dente

O inchaço do paciente que precisa fazer um tratamento de canal pode ser tanto no rosto, nas partes internas da boca, quanto na região que está em volta dos dentes. Na maioria das vezes, essa alteração é notada externamente, o que alerta a pessoa a procurar o dentista.

Essa mudança pode estar associada a dores em maior e menor escala.

Dentes escurecidos

Os dentes escurecidos são sinais que normalmente alertam o paciente. Afinal, eles demonstram que há uma degeneração de regiões adjacentes ou até do próprio dente em questão. Há, ainda, as pessoas que possuem um escurecimento da área por conta de traumas sérios.

Seja qual for o motivo, a recomendação é procurar um tratamento de canal o mais rápido possível. Assim, a situação é resolvida rapidamente.

E aí, ainda tem alguma dúvida sobre o tratamento de canal? Já realizou o procedimento e quer contar sua experiência? Deixe um comentário abaixo!

2018-12-18T09:34:56+00:00

Leave A Comment

About Our Practice

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.

1
×
Olá!!
Você está precisando de ajuda?