Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira
08:00 às 12:00 e
13:00 às 18:00

Ronco tem solução?

O ronco é observado em pessoas de todas as idades e pode representar um problema respiratório ou somente ser resultado da maneira como o indivíduo está deitado. De qualquer maneira, ele é bastante incômodo para quem dorme próximo a alguém que ronca: em certos casos, ele é bastante alto e o outro indivíduo não consegue dormir.

Há alguns tratamentos para as pessoas que roncam e é possível conseguir excelente melhora. Porém, nem sempre é o bastante mudar a posição de dormir ou tomar remédios: para alguns, o ronco é eliminado somente com uma cirurgia.

Por que o ronco acontece?

Tradicionalmente, diz-se que roncar significa que o indivíduo está cansado demais. De fato, é possível que seja uma explicação, mas apenas quando essa pessoa está deitada virada para cima: nessa posição, a língua e mesmo a garganta perdem um pouco da rigidez e isso faz com que haja um som quando o ar passa. Já quando a pessoa está deitada em outras posições e ronca da mesma forma, a razão pode ser a apneia do sono e não tem nada a ver com estar muito cansado.

O que favorece o ronco?

Diversas coisas aumentam a chance de o indivíduo roncar, como fumar, comer demais antes de dormir, ingestão de calmantes ou de medicamentos que induzem ao sono, obesidade, refluxo, bebidas alcoólicas, pescoço curto e outros. A falta de exercícios físicos também favorece a ocorrência do ronco.

Qual é a solução para o ronco?

Há três especialidades médicas que tratam do ronco: a Neurologia, a Pneumologia e a Otorrinolaringologia. É fundamental procurar por uma delas quando as pessoas ao redor dizem que o indivíduo ronca, mas ele também pode desconfiar disso sozinho: normalmente, quem ronca acaba não dormindo tão bem e, por isso, fica bastante cansado no decorrer do dia.

A máscara nasal, conhecida como CPAP, é um tratamento mais extremo e que serve nas situações em que o ronco é muito severo. Também se utiliza essa máscara quando existe a possibilidade de haver problemas de pressão arterial e quando se tem apneia obstrutiva: com a CPAP, as paradas respiratórias rápidas que ocorrem nesse quadro são diminuídas.

Há outros tratamentos bem mais simples para o ronco, como retirar as suas causas. Emagrecer um pouco e também não comer próximo à hora de deitar são algumas medidas para que o corpo esteja melhor e o indivíduo não ronque, além de não fumar.

É importante que a pessoa evite dormir com a barriga para cima, já que essa é a posição mais favorável para roncar. Alguns colocam um travesseiro nas suas costas para mantê-los de lado, podendo-se encostar na parede ou procurar por outros mecanismos.  Quando a pessoa que ronca dorme com outro indivíduo, pode pedir que ele o ajude a mantê-lo de lado.

Os pólipos nasais e os problemas de garganta podem desencadear o ronco e deve-se trata-los. Alguns especialistas indicam um retrator de língua, que não a deixará ir para perto da garganta, favorecendo o ar nas vias respiratórias.

2018-10-16T14:39:50+00:00

Leave A Comment

About Our Practice

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.

1
×
Olá!!
Você está precisando de ajuda?